O brasileiro é um dos maiores apreciadores de cerveja artesanal do mundo. Com isso, o número de cervejarias vem aumentando e com ela, os tipos de cervejas e chopes produzidos. Este cenário favoreceu a chegada de um hábito muito comum nos Estados Unidos e Europa, o de comprar a cerveja “para levar” ou beer to go como muitos preferem falar.
Para isso, é fundamental que você possua um recipiente adequado para esta prática, chamado de growler. O mercado está repleto de tipos de growlers, incluindo formatos, materiais e tamanhos. Por isso, escolher o tipo ideal de growler para as suas necessidades é tão importante.
Preparamos este mini guia sobre os tipos de growlers disponíveis no mercado, para te ajudar a escolher o recipiente ideal para transportar a sua cerveja favorita e tê-la sempre com o sabor e aroma ideal no conforto da sua casa ou em uma reunião com amigos.
O que é um growler
O growler é uma garrafa onde você guarda a sua cerveja artesanal fresca, como as que existem em bares e cervejarias. Ele é feito de materiais como vidro, cerâmica, inox e, mais recentemente, plástico, e equipado especialmente para que sua cerveja não fique em contato com o ar – fato que a deixará sem suas propriedades e perderá toda sua qualidade e diferencial.
De posse de um growler, você pode ir às cervejarias e comprar somente o líquido, e assim, poder levar para casa ou qualquer outro lugar a sua cerveja favorita. Para adquirir, o primeiro passo é aprender sobre os tipos de growlers disponíveis e ver qual se encaixa melhor nas suas necessidades.
Os pubs de cerveja, normalmente, já possuem estes recipientes para vender, onde você já pode comprar o growler e recarregá-lo com a sua cerveja escolhida.
Ficou curioso sobre o surgimento deste recipiente tão útil para os amantes da cerveja? Confira nosso post sobre a história do growler.
Tipos de growler
Ao longo do tempo, o growler evoluiu muito, sendo fabricado em diversos formatos, materiais e tamanhos. Selecionamos aqui os modelos mais conhecidos e com as características mais interessantes para quem é adepto – ou quer aderir – ao conceito de beer to go.
Vidro
O growler de vidro é o tipo mais conhecido entre os cervejeiros. A maioria dos modelos possui alça para transporte e seu bocal varia entre tampa rosca e swing top. Ele confere à cerveja uma boa durabilidade, se a vedação estiver em dia.
Entretanto, ele oferece um maior risco de quebra se não for transportado da maneira correta. Trincas pequenas são muito comuns e podem estourar seu growler no momento em que estiver sendo recarregado.
Outro ponto que você precisa observar, caso opte por um growler de vidro, é a sua cor. Escolha sempre vidro da cor âmbar, pois ele bloqueia os raios UV, que prejudicam a qualidade da sua bebida.
Inox
Mesmo sendo modelos discretos, possuem um grande apelo no quesito design, além da qualidade térmica excepcional, a temperatura da cerveja permanece estável por muito mais tempo, graças ao seu material. Ou seja: ele é o mais interessante para ser levado a um passeio ou evento.
Entretanto, ele possui dois pontos negativos. Primeiro é o seu preço, sendo um dos mais caros e em segundo, não é possível ver o seu interior, dificultando a limpeza e a visualização da quantidade restante.
Cerâmica
Os growlers fabricados em cerâmica se popularizaram rapidamente pela beleza e criatividade de vários modelos. Porém, além de ser o mais caro de todos, possui duas questões que complicam seu uso.
A primeira delas é a dificuldade na limpeza, a mesma apresentada pelos growlers em inox. Em segundo lugar é a sua fragilidade durante o uso e transporte. Além disso, deve-se evitar enchê-lo pelo método da contrapressão, podendo ser fatal para o seu recipiente.
PET growler
O growler fabricado em material plástico, o PET, é uma grande novidade no mercado, que se popularizou devido à explosão do delivery. O grande destaque desta embalagem é a capacidade de manter a cerveja fresca, custo reduzido e diferentes formatos e capacidades. Além disso, por ser descartável, traz muito mais confiança ao consumidor por não ser um produto reutilizável.
Independente do tipo escolhido, alguns cuidados com a higienização do seu growler precisam ser tomados para preservar sua vida útil e a da cerveja que será envasada.
Vantagens do PET Growler
Mesmo sendo uma opção nova no mercado, o PET growler possui muitas vantagens em relação aos demais materiais utilizados, como inox, vidro e cerâmica.
Separamos algumas delas, confira!
- Não tem risco de quebras durante o transporte;
- São mais leves;
- Facilidade de fabricação, podendo ser produzida em diferentes tamanhos;
- Possuem um custo reduzido, tanto para a cervejaria como para o consumidor;
- Coloração âmbar, que evita a exposição aos raios UV e alteração no sabor, cor ou aroma.
PET growler da Maxxipet
O PET growler produzido pela Maxxipet você encontra em tamanhos que variam desde 330mL até 1,5 L. Todas são na coloração âmbar, que protege a cerveja e o chopp dos raios ultravioletas, mantendo a qualidade da bebida, sem alteração no sabor, cor ou aroma. Também são leves e fáceis de transportar, podendo ser levadas a qualquer lugar.
A Maxxipet está no mercado de embalagens plásticas há mais de duas décadas, utilizando insumos de altíssima qualidade, equipe qualificada e equipamentos com tecnologia de ponta.