Saiba tudo sobre o custo-benefício das embalagens plásticas

As embalagens plásticas estão presentes em nosso dia a dia, seja em embalagens de cosméticos, alimentícias, garrafas e outros. Um dos motivos pela popularização desse material é o custo-benefício.

E é sobre o custo-benefício das embalagens plásticas que vamos falar neste post. Você quer saber mais? Continue a leitura!

 

Vantagens do plástico como matéria-prima:

O plástico possui diversas vantagens como matéria-prima, podendo ser citadas as seguintes:

  • Não é nocivo à saúde;
  • Impermeável;
  • Excelente resistência a incidência de raios solares;
  • Resistência à tração, tensão e compressão;
  • Flexível.

 

Custo-benefício do plástico na indústria

O plástico tem um bom custo-benefício antes, durante e depois da fabricação, e devido a isso esse material tem se tornado cada vez mais comum na indústria por conta do seu valor, além de trazer muita praticidade para o consumidor final.  

 

O processo do plástico

O plástico tem baixa densidade, gerando menos custos durante a produção de embalagens. Por ser um material mais leve e com menos riscos de quebrar, o transporte se torna mais acessível, e logo gera mais economia.  

Por conta do desempenho do termoplástico, o plástico acaba gerando mais produtividade, o que só traz benefícios para a indústria, já que ele pode ser processado e até mesmo reutilizado. 

Quando falamos de embalagens de alimentos, o plástico é seguro e não há reação quando entra em contato com os alimentos, garantindo assim a segurança alimentar para o consumidor.  

  

Metal, vidro, papel ou plástico: qual escolher?

 

Metal

O metal é muito utilizado para armazenar bebidas como refrigerante e cerveja, o que mais atrai no material é que ele deixa o líquido gelado por mais tempo. Mas com o choque térmico, o gás carbônico acaba escapando rapidamente do líquido, deixando as bebidas sem gás.

Os alimentos que vêm em embalagens de metal acabam sendo mais caros e na hora da reciclagem o preço do metal acaba sendo menor que o do plástico.  

 

Vidro

O vidro é um material que é difícil de ser usado por diversos motivos, mas o principal deles é a fragilidade. O vidro é um material que pode quebrar durante o processo de produção ou de transporte, gerando assim mais prejuízos.

Em questão de reciclagem, o preço do vidro pode chegar a ser dez vezes menor que o preço do plástico, sendo ainda mais difícil de gerar lucro nas cooperativas de reciclagem. 

Um dos riscos é que o vidro dificilmente chega intacto, podendo gerar problemas para quem for pegar o material.  

 

Papel

Por mais que o papel seja utilizado em embalagens, o material não é muito resistente e acaba sendo mais utilizado em caixas de transportes do que para armazenar produtos e comidas.  

Em contrapartida, o papel é um material fácil de ser reciclado. 

 

Plástico

O plástico ainda tem o melhor custo-benefício comparado aos outros materiais. Isso acontece pois o plástico contribui na conservação dos produtos e é mais leve, assim toda a cadeia produtiva opera com maior eficiência.

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, sendo que nas cooperativas de reciclagem o plástico é um dos materiais mais encontrados, principalmente pelo lucro que ele gera por peso reciclado.   

 

Está procurando embalagens com ótimos custos-benefícios? Entre em contato com a Maxxi Pet.

As embalagens plásticas produzidas pela Maxxi Pet podem ser personalizadas de acordo com o seu produto e a sua identidade visual. Além disso, contamos com matérias-primas de qualidade e uma equipe altamente treinada. 

Conheça o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto.

Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.

Um abraço e até a próxima!

Maxxi Pet embalagens