Os consumidores estão mudando, antes era comum o consumidor buscar mais produtos funcionais, não se importando com a marca, mas o consumidor 4.0 é o novo público-alvo que ganha destaque por suas necessidades próprias, transitando entre as mídias.
As embalagens também podem influenciar muito na hora da compra, por isso no post de hoje vamos falar como usar suas embalagens para atrair o consumidor 4.0.
Quer saber mais? Continue a leitura!
A evolução do consumidor
Antes de falar sobre o consumidor 4.0, devemos entender as evoluções do consumidor. O marketing evoluiu para atender sempre o público-alvo, evoluindo com a sociedade e as tecnologias.
Em diversos períodos, o marketing foi aplicado de acordo com questões socioeconômicas, comportamentos e as demandas de cada época. Para entender o novo consumidor, precisamos entender sua evolução e suas novas necessidades.
Consumidor 1.0
Esse primeiro consumidor tinha o foco no produto ou serviço e não nos meios de comunicação. Nessa época a segmentação não era tão relevante quanto atingir ainda mais clientes.
Consumidor 2.0
Esse consumidor teve uma mudança fundamental: à medida que aumentava o número de empresas que ofereciam o mesmo produto, o consumidor 2.0 começou a pensar em quais marcas apoiar. Com isso, o conceito de “marca” começou a ser produzido e trabalhado.
Consumidor 3.0
Ao contrário das gerações anteriores, o consumidor 3.0 possui uma compreensão clara de seu papel como cocriador de marcas. A comunicação mais bilateral permitiu a construção de um conglomerado de várias comunicações, respondendo às demandas dos consumidores por meio de feedbacks para que as marcas assumissem posicionamentos similares aos seus.
Consumidor 4.0
O consumidor 4.0 combina todas as características acima mencionadas com o benefício adicional de estar no meio de um universo tecnologicamente avançado. A segmentação é fundamental, assim como responder às demandas sociais e entender o consumidor como um indivíduo único, independentemente do canal pelo qual ele é alcançado.
Como conquistar o consumidor 4.0
Aproxime-se do público
Os consumidores querem ter mais voz nos negócios. Ele quer ter influência, ser ouvido e ter seus desejos traduzidos em produtos e serviços. Quanto maior a abertura para isso, mais engajamento as marcas podem alcançar.
Isso pode ser feito por meio de aberturas de mídia social que mostram as operações diárias da empresa ou por meio de campanhas. Como resultado, a participação é desejada.
Atraia pelo Inbound Marketing
O consumidor 4.0 está na internet e consome desde vídeos até artigos de blog. Esse conceito de captação de audiência é a base do Inbound Marketing, que atrai clientes por meio de uma oferta valiosa.
Para captar esse consumidor as empresas precisam trazer um conteúdo especial para ele. Além de ter um público qualificado, a empresa atende aos requisitos.
Tenha presença ampla em redes sociais
A presença nas redes sociais é um requisito muito claro para os negócios atuais. O consumidor está nesses ambientes e pode aprender mais sobre as marcas. Se sua empresa deixa de estar onde seus clientes procuram, ela está falhando e pode perder uma venda.
É muito importante a sua marca estar onde o seu consumidor está, se ele está nas mídias sociais, você precisa atrair o mesmo. O segredo é se conhecer bem e reconhecer os canais mais eficazes.
Importância das embalagens
A embalagem tem um papel importante na proteção e conservação dos alimentos. Por isso, as embalagens são desenvolvidas para preservar a integridade dos mesmos.
De acordo com uma pesquisa da Two Sides, as embalagens são importantes em todos os setores para que as indústrias melhorem os materiais utilizados na fabricação dos produtos.
Praticidade, segurança e facilidade de uso são alguns atributos das embalagens. Confira as características das embalagens que influenciam as compras, segundo a pesquisa:
- A capacidade de proteger o produto embalado é de 64%;
- As informações nos rótulos são de 52%;
- Facilidade no fechamento e abertura é de 47%.
Nossas embalagens plásticas podem ser personalizadas para atrair o consumidor 4.0. Contamos com matérias-primas de qualidade e uma equipe altamente treinada.
Conheça o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto.
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Um abraço e até a próxima!