As funções de uma boa embalagem vão muito além de proteger o produto, identificar seu nome e registrar o código de barras. Estes são até alguns dos seus papéis, mas ela também precisa seduzir os clientes. Afinal, elas são o primeiro contato do consumidor com o produto.
Quando passamos por gôndolas e prateleiras, o que vai fazer a gente parar e escolher um produto é o design da embalagem. Mesmo de forma inconsciente, um design eficiente conquista o cliente e faz ele ter a certeza de que aquele produto serve para ele.
Neste artigo, você vai descobrir a real importância das embalagens para melhorar a venda dos seus produtos e torná-los mais atrativos aos olhos do consumidor. Boa leitura!
Por que as embalagens fazem a diferença na hora da compra?
A embalagem é o primeiro contato do consumidor com um produto. É por meio do interesse gerado por ela que ele irá se interessar pela sua mercadoria em meio a concorrência.
A este momento damos o nome de ZMOT, que é o momento em que o consumidor tem a primeira impressão a respeito do seu produto. E ela precisa ser positiva a ponto de ele começar a ler as informações presentes no próprio rótulo.
E é neste momento em que o designer aproveita para destacar os diferenciais e vantagens do produto. Entre tantas coisas iguais, por que o cliente deve comprar aquele? O designer precisa dizer isso, de forma explícita e implícita (cores, tipografia, material).
A embalagem pode fazer diferença na decisão de compra porque ela é o principal elo de comunicação com o consumidor e é uma extensão do produto.
5 formas de chamar a atenção do consumidor por meio da embalagem
Veja a seguir, 5 maneiras de criar e diferenciar suas embalagens da concorrência, fazendo com que despertem a atenção dos consumidores e aumentem as suas vendas. Confira!
1 – Invista em suas embalagens
Investir em suas embalagens é a melhor decisão que você pode tomar para otimizar a aparência, o toque e a qualidade da sua marca. O recipiente deve ter um design que seja prático, funcional, seguro, inovador e diferencie o seu produto. Além disso, é necessário criar uma mensagem consistente, que apresente os valores e a identidade da sua marca.
Fazer isso é um processo de imersão na missão da empresa. Para alcançar bons resultados, é indispensável realizar parcerias com empresas que acreditem no seu produto da mesma forma que você e desenvolvam embalagens com qualidade e segurança.
2 – Mantenha a mensagem da sua marca consistente
A mensagem da sua marca deve estar presente em todas as suas comunicações para tornar o seu produto memorável para o cliente. O texto e o design da embalagem devem ser semelhantes ao estilo exibido pelo seu site, logotipo e peças de marketing.
Somado a isso, é importante investir no site e em redes sociais. Grande parte da população está presente na internet e realizar ações online pode contribuir para alavancar as vendas.
3 – Aposte no poder das cores
As cores têm um poder enorme na hora de despertar o interesse na compra de um produto. Por exemplo, as cores quentes são o vermelho, laranja, amarelo e todos os tons que sejam obtidos da mistura dos três, incluindo azuis ou verdes mais claros. No geral, trazem energia, chamam a atenção e estimulam o desejo do consumidor.
Um caso clássico é a identidade visual da rede McDonald ‘s: a mistura de vermelho e amarelo tem a intenção de despertar o desejo no consumo. Outros usos comuns do vermelho são em embalagens de café (pela associação forte com a energia proporcionada pelo produto) ou frascos de perfume, em que inspiram paixão e sensualidade.
4 – Seja reutilizável
Outra estratégia é tornar a sua embalagem reutilizável. Ou seja, o cliente pode aproveitar o recipiente para guardar objetos pessoais ou levar para viagens. Além de embalar a compra, o invólucro pode se tornar um acessório prático na vida do consumidor.
5 – Apresente uma história convincente
Destacar a sua marca não é apenas apresentar o seu produto e o diferencial das suas embalagens, mas também enriquecer os consumidores com histórias. É necessário incluir mais cotidiano em suas comunicações, como falar sobre a empresa, apresentar o conceito do recipiente, fornecer uma história gratuita que solucione um problema específico do consumidor, entre outras estratégias.
A mensagem pode ser compartilhada nas embalagens e estimular o cliente a visitar o site da sua marca para ler o restante do que foi compartilhado.
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