Embalagens, brinquedos, materiais do dia a dia e outros tantos objetos são feitos de plástico. O material que está tão presente em nossa vida é visto muitas vezes como vilão do meio ambiente.
Esse pensamento precisa ser reformulado, visto que o plástico por si só não é o que polui o meio ambiente, e sim o seu descarte indevido feito pelas pessoas.
Apesar de o plástico ser uma matéria-prima facilmente reciclável, muitas pessoas ainda não fazem a separação correta do material ou não encaminham para a reciclagem.
Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre como a maioria dos tipos de plásticos podem ser reciclados, assim não prejudicando o meio ambiente.
Quer saber? Continue a leitura!
Por que utilizar o plástico?
O plástico é fundamental em nossas atividades. Até tentamos imaginar um mundo sem plástico, mas além de acabar muitos dos produtos existentes do mercado, os custos dos produtos comercializados seriam mais caros, já que o plástico é uma das opções mais baratas do mercado.
Você pode até tentar ficar um dia sem consumir plástico, mas quase todos os objetos têm em sua composição o plástico.
Os impostos ambientais normalmente estão relacionados ao excesso de lixo que produzimos diariamente, e um dos materiais mais falados e visto como vilão é o plástico. Por ser uma matéria-prima, ele pode ser reciclado e reutilizado.
Comparado a outros materiais, o plástico acaba apresentando mais vantagens. Eles são mais leves, mais resistentes e não decompõe com facilidade nas prateleiras.
Durante o processo de produção, o plástico consome pouca energia e são pouco poluentes, ao contrário das indústrias de latas, vidros, cerâmicas e papel.
Tipos de plásticos recicláveis
PET (Polietileno tereftalato)
Um dos plásticos mais comuns e recicláveis é o PET. Ele se encontra na produção de garrafas, frascos, medicamentos e cosméticos. Ele é um material transparente, inquebrável e leve.
PEAD (Polietileno de Alta Densidade)
O PEAD é utilizado na fabricação de embalagens e tampas, como frascos de amaciantes, shampoos, alvejantes, detergentes, sacolas de supermercado e muito mais.
PVC (Policloreto de Vinila)
Esse tipo de plástico acaba sendo mais rígido, impermeável e inquebrável. Seu uso é mais comum na construção civil, tubulações de água e esgoto, embalagens, cones de sinalização, calhas e brinquedos.
PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)
Usado para fabricar sacolas de lojas e supermercados, embalagens de leite, pão, sacos de lixo e materiais hospitalares.
PP (Polipropileno)
Este tipo de plástico é produzido a partir do gás propeno. Suas características são: ser inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente.
Ele é muito utilizado na construção civil, embalagens de alimentos, frascos, caixas de bebidas, potes e utensílios domésticos.
PS (Poliestireno)
Leveza, capacidade de isolamento térmico e baixo custo são as principais características desse tipo de plástico.
Com ele são fabricados potes para alimentos de iogurte, sorvetes e doces, frascos, partes de eletrodomésticos, brinquedos e produtos descartáveis.
Maxxi Pet: embalagens recicláveis
É muito importante fazer o descarte correto das embalagens plásticas, para que assim o plástico seja utilizado de outras maneiras e não apenas ficar decompondo na natureza.
Aqui na Maxxi Pet nossas garrafas são retornáveis e encaminhamos o plástico para a reciclagem, pois somos uma empresa preocupada com o meio ambiente.
Além do mais, nossas embalagens plásticas podem ser personalizadas de acordo com o seu produto e a sua identidade visual. Contamos com matérias-primas de qualidade e uma equipe altamente treinada.
Conheça o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.
Um abraço e até a próxima!