As embalagens plásticas são itens fundamentais para a manutenção do nosso estilo de vida moderno. Afinal, foi graças a elas que conseguimos acondicionar os alimentos e bebidas por mais tempo, beneficiando também o seu transporte.
Porém, você sabia que as embalagens plásticas possuem um prazo de validade? Ele precisa ser respeitado para que danos não aconteçam nos produtos ali conservados. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura deste artigo!
A importância da data de validade
Com a finalidade de evitar danos à saúde e o bem-estar do ser humano, é feito um teste em laboratórios especializados que determinam um tempo máximo que um produto pode ficar exposto antes de ser consumido. Esse teste se chama Tempo de Vida na Prateleira. Ele vai medir o tempo que as mercadorias levam para se deteriorar.
No Brasil, a RDC 259 entrou em vigor em 2002, determinando que todos os produtos alimentícios que são comercializados precisam de um prazo de validade. Além disso, devem ser especificados nos rótulos das embalagens de forma clara as características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Essa norma diz respeito também às embalagens, plásticas ou não, que acondicionam as mercadorias. Afinal, elas precisam ser inertes, não interferindo na qualidade, sabor ou cheiro dos alimentos e bebidas embalados.
Essa data de validade das embalagens tem o intuito de garantir essa característica, fazendo com que nenhum tipo de intercorrência, como contaminação, venha a acontecer durante o tempo que o produto estiver exposto nas prateleiras.
Riscos do uso de embalagens fora do prazo de validade
Como já falamos, as embalagens plásticas precisam ser quimicamente inertes, não interferindo de forma nenhuma na qualidade dos produtos nela acondicionados. Assim, elas não proporcionam riscos à saúde dos seres humanos ou ao meio ambiente, porém devem estar em boas condições
Entretanto, como o plástico é um material natural, ele possui um prazo em que deixa de ser inativo e pode passar a interferir no produto. Essa interferência pode ser desde uma diminuição da sua barreira contra o ambiente até contaminações da própria embalagem.
Diante disso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a determinar que as embalagens plásticas tenham um prazo de validade, justamente para impedir esse tipo de situação. Além disso, mantém a saúde do consumidor e a qualidade dos alimentos.
Garantindo uma embalagem plástica de qualidade
Para que você consiga garantir uma embalagem plástica de qualidade para os seus produtos, é um importante contar com fornecedores idôneos e que cumpram com todas as normas técnicas, como a ISO 9001, ISO 14001, RES Brasil, FSC Brasil e IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico).
Isso quer dizer que os órgãos técnicos responsáveis atestam que a empresa tem um processo de fabricação de qualidade, além da realização de testes para determinar a validade das embalagens plásticas.
As embalagens plásticas produzidas pela Maxxipet podem ser personalizadas de acordo com o seu produto e a sua identidade visual. Além disso, contamos com matérias-primas de qualidade e uma equipe altamente treinada.
Conheça o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.