Uma embalagem de qualidade é um investimento para a sua marca, pois além de proteger o produto, ela também vai trazer funcionalidades para o cliente. No post de hoje, você vai saber mais sobre o Marketing de Produto e como ele é um caminho para aumentar suas vendas.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é Marketing de Produto?
O Marketing de Produto tem o foco de conectar o produto com o cliente. Seu objetivo é encontrar os consumidores certos para determinado produto, encontrando assim uma estratégia de venda para atrair esse consumidor. Entender o perfil desse cliente é indispensável.
Funções do Marketing de Produto
Veja algumas funções do Marketing de Produto:
- Melhorar ou desenvolver o posicionamento do produto
- Trazer uma visão melhor sobre a mensagem do produto para a empresa
- Desenvolver o diferencial do produto
- Alinhar as equipes de marketing e venda
Quando um produto está sendo lançado no mercado, o Marketing de Produto tem um papel fundamental. Ele também é crucial quando um produto já existe e está sendo introduzido em outro mercado, para novos consumidores.
O Marketing de Produto também é utilizado para testar um novo lançamento com um pequeno grupo de consumidores, antes de ser colocado para a venda.
Estágios do Marketing de Produto
Até o lançamento dos produtos, as responsabilidades dos profissionais de Marketing de Produto podem ser divididas em estágios, veja quais são elas:
Desenvolvimento de cliente
Definição do mercado e compreensão do consumidor, conhecimento das demandas de mercado e definir o perfil do consumidor.
Definição de posicionamento
Depois de definir o cliente, é importante listar o diferencial do produto, para quem é esse produto e o que ele faz de diferente dos que já existem no mercado.
Divulgação interna do posicionamento e das mensagens
O Marketing de Produto vem para garantir que todos os profissionais da empresa, fiquem envolvidos com os detalhes do produto, para que todos consigam esclarecer as dúvidas dos clientes.
Criação de um plano de lançamento
O planejamento para o lançamento é essencial para um produto ser bem-sucedido, esse plano deve ser alinhado com o atendimento e a equipe de vendas.
Criação de conteúdo de lançamento
Essa parte é a definição das peças publicitárias, conteúdos de blog e páginas de site que vão falar sobre o produto.
Preparação da equipe
A equipe deve ser preparada para o lançamento do produto, aqui o foco é no atendimento que deve ter os conhecimentos necessários para dar suporte ao cliente.
Lançamento
Esse é o momento em que os clientes começam a chegar e o profissional deve se atentar ao comportamento do consumidor e às ações da empresa.
Análise de resultados
Depois do lançamento, é hora de checar os feedbacks dos clientes. Os profissionais de Marketing de Produto devem observar as mudanças do mercado e as necessidades de melhorar o produto.
Objetivos do Marketing de Produto
O Marketing de Produto tem como objetivo conectar produtos e pessoas. Por isso, é sempre importante entender as necessidades, motivações e dores do público-alvo, para assim oferecer o melhor produto.
Veja os principais objetivos do Marketing de Produto:
- Posicionar o produto no mercado com seus diferenciais;
- Definir as estratégias de comunicação para vender o produto;
- Alinhar as equipes de marketing, vendas e gestão de produto;
- Melhorar o produto de acordo com a necessidade do público-alvo;
- Desenvolver estratégias para design e distribuição;
- Auxiliar nos canais de venda;
- Planejar o lançamento e sustentação do produto;
- Analisar o feedback dos consumidores;
- Analisar os resultados de vendas.
Embalagens ideais para o Marketing de Produto
Para o seu produto conquistar os clientes, você deve investir em embalagens de qualidade. Aqui na Maxxi Pet, temos diversas opções de embalagens para variados produtos, que podem ser personalizadas de acordo com a identidade visual da marca.
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Um abraço e até a próxima!