Escolher a embalagem ideal para o seu suco é uma tarefa nada simples. Afinal, são diversos fatores que devem ser levados em consideração, como qualidade, tamanho e durabilidade, além da capacidade de personalização para chamar a atenção dos consumidores.
Veja, no artigo de hoje, quais os tipos de embalagens são mais adequadas e como realizar a melhor escolha. Boa leitura!
Tipos de embalagens
Existem diferentes tipos de embalagens que podem ser utilizadas para acondicionar sucos e derivados. Mas antes de conhecermos cada uma delas, é importante que você saiba quais são as propriedades necessárias para uma boa conservação do suco, vamos lá?
Uma boa embalagem precisa conservar a bebida, além de:
- Proteger contra a incidência de luz, principalmente a ultravioleta;
- Evitar que haja alterações de sabor;
- Funcionar como uma barreira contra gases, seja da bebida ou do meio.
Agora que você já sabe de algumas propriedades fundamentais, vamos aos tipos de embalagens:
Embalagem de vidro
As embalagens de vidro são ótimas opções para proteger seu suco contra alterações de sabor e como barreira contra gases. Entretanto, elas não possuem uma boa proteção em relação à incidência da luz, que pode prejudicar seu suco e alterar os nutrientes.
Além disso, por ser um material frágil, pode quebrar facilmente durante o transporte, além das tampas, normalmente de metais, pode levar a entrada de oxigênio.
Embalagem longa vida
Pouco utilizadas no Brasil, as embalagens longa vida, são leves, tem baixo custo, são resistentes ao transporte e protegem a bebida contraluz.
Porém, este material não pode ser reciclado devido às diferentes camadas de materiais que as compõem.
Embalagem de alumínio
Esta opção é relativamente mais leve e resistente do que o vidro, oferecendo um transporte mais seguro. Além disso, o metal é uma ótima barreira contra a luz e evita a perda de nutrientes.
No entanto, assim que aberto, é aconselhável que todo o líquido seja consumido na hora, não sendo possível guardar para beber depois.
Embalagem PET
Já a embalagem PET é ideal para armazenar sucos. Afinal, são leves, resistentes ao transporte, impedem que a luz impacte na qualidade do produto e ainda pode ser facilmente fechada após o uso.
Ainda, seu custo de produção é baixo, podem ser fabricadas em diferentes formatos e são facilmente recicladas. Por isso são consideradas amigas do meio ambiente.
Vantagens da embalagem PET
Agora que você já conhece os principais tipos de embalagens para suco, que tal saber 4 motivos pelos quais você deve escolher a embalagem PET?
Veja a seguir:
- Facilmente reciclável: PET é o plástico mais reciclado do planeta e, com isso, quase certamente aceito em todos os locais de reciclagem, especialmente no Brasil. Ainda, ele pode ser reciclado múltiplas vezes.
- Leveza: O PET é muito leve em relação à sua resistência, o que o torna um meio de armazenamento preferido tanto para pequenas como para grandes empresas, proporcionando um transporte mais barato.
- Sem sabor: O PET também evita que o suco fique com algum gosto, diferente do seu. O material não reage ao conteúdo que armazena, evitando, portanto, a lenta degradação das partículas de plástico e, portanto, o sabor em seus alimentos ou líquidos
- Livre de BPA: O BPA ou bisfenol A é um produto químico industrial muito utilizado e que pode contaminar os produtos armazenados e fazem bastante mal à saúde humana. As embalagens PET não possuem este componente.
As embalagens PET para suco produzidas pela Maxxipet podem ser personalizadas de acordo com o seu produto e a sua identidade visual. Além disso, contamos com matérias-primas de qualidade e uma equipe altamente treinada.
Faça um orçamento sem compromisso e conheça nosso trabalho.