Para vender cosméticos e ter uma empresa bem-sucedida, é preciso mais do que criar excelentes produtos. O seu negócio deve contar com ótimas embalagens para as mercadorias, como os perfumes, cremes e produtos para a higiene.
Mas, como saber qual é a embalagem ideal para seus artigos de beleza e cuidados pessoais? Para isso, existem certos pontos que você deve observar em suas embalagens antes de utilizá-las.
A seguir, explicaremos o porquê da embalagem ser tão importante e como você pode escolher o modelo ideal. Desta forma, você pode melhorar os serviços de seu negócio e aumentar suas vendas. Confira!
Por que a embalagem para cosméticos é tão importante
O setor de cosméticos é bastante disputado. Marcas similares, com produtos parecidos e com resultados semelhantes. Como se diferenciar neste meio, portanto?
Para muitos consumidores, o visual das embalagens para cosméticos tem grande peso na decisão de compra.
Afinal de contas, tendo tantas características em comum, o ideal é que se conquiste o público com uma embalagem atraente, que transmita a personalidade da sua marca e, igualmente, do seu consumidor.
Mas qual é a proposta arrasadora para criar embalagens para cosméticos? Para começar, é preciso focar em:
- Destacar o seu produto;
- Apresentar a marca e as características do produto;
- Trazer instruções de uso e cuidados de manuseio;
- Proteger o produto;
- Destacar a personalidade da sua marca;
- Impulsionar a decisão de compra.
Agora, com base nestas informações, vamos conferir quais são os principais tipos de embalagens disponíveis no mercado.
Tipos de embalagens para cosméticos
Para que você possa realizar a melhor escolha, vamos analisar os dois tipos de material mais utilizados na fabricação de embalagens para cosméticos: o vidro e o plástico PET. Vamos lá?
Embalagem em vidro
O vidro é um material que se destaca por duas qualidades: durabilidade e impermeabilidade. Por isso, é utilizado para embalar perfumes ou outros produtos com alto teor alcoólico, desde que permaneçam em bom estado por mais tempo.
Entretanto, por ser muito frágil, é recomendado um cuidado extra no transporte e no uso. Pois se cair e quebrar, o conteúdo será todo desperdiçado.
Embalagem plástica
Já o plástico, principalmente o PET, é o mais utilizado na indústria cosmética. Devido a sua flexibilidade, pode-se criar inúmeras embalagens diferenciadas com ele, além de ser leve e resistente a quedas, facilitando seu transporte.
O único problema é que, dependendo do cosmético que for acondicionado, ele poderá sofrer alterações, como perfumes. O plástico não é indicado para produtos que tenham álcool em sua composição.
Vantagens do uso de embalagens plásticas para cosméticos
O plástico PET apresentam uma série de vantagens associadas ao próprio material, destacando-se as seguintes:
- Leveza: as embalagens PET são mais leves, o que reduz o custo de transporte e, portanto, seu impacto no meio ambiente ao produzir menos sobrecarga.
- Transparência: permite ao consumidor ver o interior, e portanto, o estado do produto nele contido e o fabricante ter múltiplas possibilidades de apresentação.
- Não tóxico: Os recipientes PET possuem grande resistência a agentes externos.
- Flexibilidade: essa característica torna o PET um material altamente valorizado na fabricação de embalagens e evita possível quebra do mesmo como ocorre com outros materiais como o vidro.
- Proteção: Os recipientes PET possuem alta resistência à abrasão e formam uma boa barreira com gases e água.
- Reciclabilidade: Se utilizada a técnica correta, o PET pode ser reciclado inúmeras vezes, tornando-o uma alternativa sustentável.
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre os tipos de embalagens para cosméticos e seus usos.
A Maxxipet possui embalagens especiais para este uso. Veja nosso portfólio e faça um orçamento sem compromisso.