Uma embalagem pode trazer novos clientes para a sua marca, pois é por meio dela que a identidade e a essência da sua empresa podem ganhar ainda mais destaque.
Muitas empresas ainda pensam que uma embalagem serve apenas para guardar determinado produto, e embora essa seja sua principal função, a escolha da embalagem ideal vai muito além disso.
No post de hoje vamos falar como a embalagem ajuda a fortalecer sua marca, conquistando e mostrando aos consumidores a identidade e essência do seu produto.
Quer saber mais? Continue a leitura!
A importância da embalagem para a visibilidade da identidade da marca
Um dos pontos mais fortes da comunicação direta entre o público-alvo e a marca é a embalagem, que serve como principal ferramenta de comunicação. Ela é responsável por despertar emoções, interagir com os sentidos e produzir percepções específicas como satisfação, bem-estar, alegria e prazer ao consumir os produtos da marca.
Esse recurso tem o potencial de diferenciar significativamente uma marca da concorrência, impulsionar o crescimento das vendas e criar valor significativo para a marca.
Uma estratégia lucrativa para todos é investir em embalagens atraentes. A embalagem tem uma forte capacidade de seduzir o consumidor por meio dos sentidos, enquanto o consumidor recebe benefícios tangíveis, como informações sobre o produto.
Como a embalagem contribui para o fortalecimento da sua marca no mercado?
Veja a seguir como a embalagem contribui para fortalecer a sua marca no mercado:
Cria laços fortes com o consumidor
A embalagem fala com o consumidor e chama a atenção, mas não é só visual, ela também precisa transmitir confiabilidade. Por isso, quando bem desenvolvida, cria vínculos mais fortes com o público.
Isso se deve à aparência agradável do produto, facilidade de uso e confiança de que é seguro e de alta qualidade. Por isso, é fundamental estar atento às questões técnicas, além de se preocupar com a aparência.
Melhora a experiência de compra do cliente
Quando uma embalagem é combinada com praticidade, segurança e confiabilidade, ela proporciona uma melhor experiência. É isso que acontece quando investimos em embalagens de alta qualidade de várias formas: o cliente tem uma experiência de compra muito melhor e fica satisfeito com o produto que está adquirindo.
Estabelece a empresa como sustentável
Sustentabilidade é um tema que os consumidores estão valorizando cada vez mais. Por isso, o posicionamento de uma marca também é influenciado pelas embalagens sustentáveis, que são aquelas feitas com materiais ecologicamente corretos, como papel reciclado e/ou reciclável, por exemplo.
Possibilita acessibilidade
Além de trabalhar a sustentabilidade com as embalagens, é importante para o posicionamento da marca pensar em acessibilidade. A disponibilização de informações em braile nas embalagens dos produtos permite atingir um público maior, que inclui pessoas com deficiência visual. Ao mesmo tempo, isso agrega valor à marca e cativa também as pessoas que não fazem parte desse grupo.
Valoriza o produto
Você deve investir no desenvolvimento de seu produto, prestar muita atenção à qualidade e se esforçar para atender às necessidades e expectativas de seus clientes da melhor maneira possível. Porém, se esse mesmo cuidado não for tomado com a embalagem, todo esse trabalho pode ser perdido.
E quando a marca possui múltiplas linhas de produtos?
Quando o fabricante dispõe de múltiplas linhas de produtos, é importante manter a essência da marca. No entanto, cada linha requer uma identidade e um posicionamento próprio.
Esse tipo de lançamento de produto não pode ser baseado apenas em estratégia comercial, de engenharia ou logística. É preciso criar um plano conciso capaz de privilegiar todos os produtos da marca. Como resultado, a marca poderá acumular elogios em todas as linhas de produtos.
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Um abraço e até a próxima!