Como cuidar corretamente do seu Growler

Todo apreciador de cerveja artesanal de respeito precisa ter o seu próprio Growler. Afinal, este recipiente permite um transporte e armazenamento correto deste líquido tão precioso e amado pela maioria dos brasileiros. Porém, mais do que ter um recipiente desses, é preciso saber como cuidar do Growler, para que ele possa durar mais e não prejudicar a cerveja que será armazenada.

Vale lembrar que o Growler é um recipiente próprio para armazenar e transportar cervejas e chopp. Muito comum nos EUA, acabou ganhando um grande espaço no Brasil com a popularização das cervejarias artesanais e pubs.

Com base neste contexto, trouxemos um guia completo com todos os cuidados que você precisa ter com o seu Growler, desde o armazenamento até a hora da limpeza e sanitização. Confira!

 

Cuidados no armazenamento do seu Growler

Existem duas formas de armazenar seu Growler e cada uma delas exige cuidados diferentes. Se ele estiver vazio, seco e higienizado, você deve manter o vasilhame em um local seco, limpo e sem cheiro. Mantenha a tampa aberta para evitar bolor e mofo, que podem levar ao mau cheiro ou até danificar a sua cerveja, caso seja colocada no recipiente com essas condições.

No entanto, caso ele esteja cheio, a forma de armazenamento muda completamente. O armazenamento deve ser em local refrigerado, mas que também esteja seco, limpo e sem cheiro. Além disso, o recipiente deve ser protegido da luz para evitar que os raios ultravioletas interfiram no sabor e na conservação da sua cerveja.

 

Como transportar meu Growler corretamente?

O transporte do recipiente deve ser feito com cuidado, principalmente se o Growler for de cerâmica ou vidro, pois são materiais bem sensíveis à queda e batidas. Por isso, sempre que for transportá-lo é preciso ter certeza de que está em local protegido. Dentro do carro, sempre coloque no porta-malas protegido por outros itens ou no chão do veículo.

O choque de um Growler com outro recipiente pode causar microfissuras que são imperceptíveis no primeiro momento, mas que podem quebrar o garrafão na hora que estiver recebendo a cerveja sob pressão.

Se você for transportar mais de um Growler, evite que uma garrafa bata na outra. O ideal é transportar uma de cada vez para garantir sua segurança. Além disso, evite expor o recipiente à luz e a fontes de calor.

Quando o recipiente estiver com cerveja gelada, não o coloque em superfícies quentes. Isso pode provocar rachaduras e quebrar o Growler. Growlers de cerâmica não devem ser preenchidos por equipamentos de contrapressão. Isso pode causar a quebra do recipiente de forma instantânea.

 

Fazendo a correta higienização do Growler

Esta etapa é uma das mais delicadas e exige alguns cuidados extras, caso contrário a vida útil do seu recipiente poderá diminuir e até prejudicar a sua cerveja. Sem a limpeza adequada, mofo e outras coisas desagradáveis ​​podem se desenvolver dentro do seu Growler.

Manter seu Growler limpo é muito simples. Sempre que você consumir toda a cerveja e seu Growler estiver vazio, enxágue-o imediatamente com água quente. Depois, deixe-o de cabeça para baixo para que fique bem seco e guarde-o sem a tampa. O mais importante é: nunca guarde seu Growler com resíduos de cerveja ou umidade. Isso vai evitar a formação de mofos e bolores e o trabalho para limpá-lo será bem maior.

Recomenda-se ainda limpar tanto o interior quanto o exterior do Growler, bem como o anel de vedação da tampa, que deve ser retirado para limpeza e depois recolocado.

Confira outras dicas importantes!

 

#1 Produtos de limpeza

Se, por algum motivo, você guardar o seu Growler com resíduo de cerveja, você vai precisar fazer uma limpeza mais profunda. Para isso, existem tablets especiais para Growlers. Esse e outros acessórios para limpeza de Growlers você encontra facilmente em lojas especializadas. A escolha dos produtos corretos é fundamental para que o Growler fique bem limpo e sem resíduos.

 

#2 Utilize uma escova

Você não limpou adequadamente o seu Growler e agora é preciso efetuar uma “limpeza pesada” nele? Então recomendamos usar uma escova de garrafa ou de mamadeira com cerdas de plástico. Nunca use escovas com cerdas metálicas, pois elas podem danificar seu Growler.

 

#3 Deixe-o secar naturalmente

Se você tentar secar o interior com uma toalha, então você provavelmente vai deixar minúsculas fibras no interior do Growler, o que afetará a qualidade da sua próxima recarga. Então, tenha um pouco de paciência e deixe-o secar por conta própria.

Por fim, você não precisa sanitizar seu Growler todas as vezes que for usar, mas assim que comprar o item é importante passar por esse processo para garantir que sua cerveja não será infectada.

 

Qual a vida útil de um Growler?

Eles costumam ter uma vida útil muito longa e a validade do produto final é indeterminada, desde que o usuário do produto tome todas as precauções necessárias para sua preservação no momento da higienização, armazenamento e transporte que já falamos até aqui.

 

O Growler interfere de alguma forma nas características da cerveja?

Não interfere, desde que esteja limpo e seja armazenado corretamente. Quando cheio, haverá alteração da cerveja apenas se o garrafão for exposto ao sol ou temperaturas elevadas, o que pode trazer aromas e gostos indesejados à cerveja. Por este motivo dê preferência a recipientes da cor âmbar, o qual garante que a sua cerveja não tenha alterações de cor e sabor.

Agora que você já sabe todos os cuidados que precisa ter com o seu Growler, que tal comemorar com um belo chopp?

 

Maxxi Pet Embalagens