Com certeza você já ouviu a expressão “não julgue um livro pela capa”. Entretanto, quando falamos de embalagens, não é uma verdade. Aqui, a apresentação conta – e muito.
Independentemente se você vende em lojas físicas ou pela internet, a embalagem é o primeiro contato do cliente com o seu produto e aqui “a primeira impressão é a que fica”.
O motivo disso é simples. Nós temos cada vez menos tempo de pesar os prós e os contras de novos produtos. Acabamos, então, escolhendo o caminho mais fácil e nos guiando pela apresentação.
Neste post, você vai ver mais sobre a importância de contar com embalagens diferenciadas e inovadoras, para promover suas vendas.
O poder da embalagem no processo de compra
Que a embalagem tem efeito no comportamento de compra, disso ninguém duvida. Segundo pesquisa feita pela Two Sides, 64% dos entrevistados disseram que escolhe um produto com base na sua embalagem. Além disso, para a maioria dos produtos, a comunicação visual da embalagem é o único diálogo do produto com o cliente.
Neste cenário, utilizar embalagens diferenciadas, com rótulos informativos e formato moderno são essenciais para despertar o interesse do consumidor.
Imagine que uma pessoa se depare com uma embalagem bem desenhada e que representa bem aquele produto. Ela vai escolher esta em detrimento de outra que pareça mal feita e não representa o que contém.
Reunimos algumas razões para você começar a pensar nas suas embalagens de forma mais estratégica.
- Diferenciação: para conseguir a atenção do consumidor, você precisa de uma boa apresentação. Afinal, a concorrência é cada vez maior. Faça com que o consumidor se lembre da sua empresa por meio da embalagem.
- Convencimento: nosso cérebro responde a formas e cores de vários jeitos diferentes. Uma embalagem branca, por exemplo, passa a mensagem de algo puro e simples. Já o azul claro significa algo mais divertido, enquanto o azul marinho é mais profissional.
- Marketing: a apresentação do produto pode ser uma poderosa ferramenta de marketing. Na verdade, ela é parte do seu branding e da sua identidade visual e é um item de reconhecimento de marca por parte do público.
Ou seja, com uma embalagem bem construída, você pode destacar o seu produto, ter mais chances de vender e ainda colocar a sua mensagem para as pessoas verem e tocarem.
Escolhendo a embalagem perfeita
O poder da embalagem é indiscutível. Suas informações são capazes de conquistar o cliente por meio de uma linguagem que, muitas vezes, é não verbal. No entanto, é bom lembrar que uma péssima embalagem é também capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros micos do varejo.
Com isso em mente, separamos algumas dicas para que você escolha a embalagem certa para seu produto, contribuindo para o sucesso das suas vendas.
Invista no design
O design deve estar em sintonia com o perfil do seu público, fato que deve influenciar o formato, material, tipografia e cores. Mostre por meio de imagens as virtudes de seu produto, o que ele agrega ao seu consumidor.
Lembre-se que as embalagens não têm apenas o objetivo de proteger o produto, mas ela faz parte da comunicação da empresa com o cliente. Este detalhe impacta a experiência de compra.
Aposte na sustentabilidade
Uma ótima forma de incentivar que as pessoas usem sua embalagem para outros fins e divulguem assim a sua marca é optar por um material reciclável e que possa ser reutilizado. Voltando à pesquisa da Two Sides, 63% dos consumidores disseram que optam por embalagens que possam ser recicladas.
Não se esqueça da facilidade no manuseio
Uma boa embalagem deve ser fácil de ser transportada. Imagine uma caixa fechada, sem alças, que envolva um equipamento eletrônico pesado. Agora pense quantos destes produtos serão danificados no transporte, simplesmente porque o vendedor não lembrou que alguém carregaria o produto até que ele chegasse às mãos do cliente? Desta forma, sempre que possível, inclua alças, apoios e recomendações de manuseio na caixa.
A Maxxipet possui embalagens diferenciadas e de qualidade para os mais diversos fins. Entre em contato e saiba mais!