As embalagens plásticas estão cada vez mais presentes em diferentes mercados, como construção civil, varejo e setor alimentício. Atualmente o plástico pode ser encontrado em forma de sacolas, embalagens de refrigerante, galão de água, detergente, tampas e outros.
A preocupação com o meio ambiente e novas tecnologias também têm se tornado uma preocupação para esse mercado. Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre as tecnologias na indústria de embalagens plásticas.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Tipos de embalagens mais utilizados
Quando uma solução plástica é criada, ela precisa garantir qualidade para ser utilizada. O produto precisa ser resistente, já que se o objeto vai ser transportado ele precisa garantir que o produto chegue intacto no destino. Por isso, nas fábricas de embalagens são utilizados mais de um tipo de plástico, veja quais são:
PET ou Polietileno tereftalato
Muito utilizado em garrafas de bebidas, frascos de alimentos, embalagens de cosméticos e outros por ser um material resistente ao desgaste e ao entrar em contato com substâncias agressivas.
PEAD ou Polietileno de alta densidade
É um material que tem alta flexibilidade e resistência, por isso é utilizado em embalagens de alimentos, produtos químicos e de limpeza.
PEBDL ou Polietileno de baixa densidade linear
Por ser mais resistente a substâncias químicas, leve e flexível, esse tipo de material é utilizado em embalagens de higiene pessoal e de alimentos.
PVC ou Policloreto de vinila
Por ser um material impermeável e inquebrável, é muito utilizado em embalagens de alimentos e de bebidas como água e suco.
Economia circular e a tecnologia nas embalagens
O modelo de economia que vivemos atualmente busca extrair os recursos da natureza e o resíduo se torna lixo. Mas o meio ambiente vem sendo pauta em diversos segmentos e novas iniciativas começam a surgir.
No mercado de plástico, já existem plásticos sustentáveis utilizados pelas indústrias. Esses plásticos são encontrados no cotidiano das pessoas, trazendo uma reeducação sobre consciência sobre reciclagem e incentivando a economia circular no mercado.
Na economia circular, o foco é aproveitar os recursos que estão sendo utilizados e que seria lixo, com os três “R’s” (reduzir, reutilizar e reciclar), tornando um ciclo contínuo. Na fábrica de embalagens, já existem algumas formas de utilizar o plástico nesse modelo, incluindo a tecnologia nessa indústria.
As novas tecnologias e o plástico
Com o passar dos anos, novos estudos e tecnologias vêm aprimorando o plástico. As novas tecnologias vêm contribuindo para o meio ambiente, a educação e o cotidiano.
Neste contexto, a possibilidade de reciclagem e a facilidade de reaproveitamento dos plásticos quando comparada com outros materiais, trazendo um exercício de sustentabilidade que vem sendo discutido há tempos.
Os plásticos biodegradáveis e bioplásticos vêm ganhando força no mercado. Esses plásticos acabam trazendo muitas vantagens para o mercado, pois a degradação é mais rápida.
Os plásticos biodegradáveis são produzidos por recursos fósseis, com uma tecnologia que permite uma decomposição rápida. Eles são bastante utilizados em sacolas plásticas.
Já os bioplásticos, também conhecidos como plástico verde, são produzidos com amido de milho ou batata, cana-de-açúcar ou óleo vegetal. Eles são mais utilizados na indústria, em nosso cotidiano e também ambientes hospitalares.
Maxxi Pet: tecnologia de ponta nas embalagens
Utilizamos somente insumos de primeira, tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada, estamos entre as melhores do setor em todo o país.
Conheça o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.
Um abraço e até a próxima!