Como devem ser as embalagens para os produtos saneantes? Descubra!

Os saneantes são considerados produtos de risco e podem prejudicar a integridade do consumidor e acabar trazendo alguns riscos. Por isso, os rótulos e as embalagens desses produtos devem seguir algumas normas.  

Os rótulos e as embalagens dos saneantes devem ter as informações de utilização de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, no post de hoje vamos falar sobre os produtos saneantes, suas características e embalagens. 

Quer saber mais? Continue a leitura!  

 

Quais critérios são avaliados pela Anvisa na avaliação e gerenciamento do risco de saneantes?

Na avaliação e gerenciamento do risco são considerados:

  • Toxicidade das substâncias; 
  • Uso dos produtos; 
  • Condições de uso; 
  • Ocorrência de eventos adversos e queixas técnicas; 
  • População exposta; 
  • Frequência de exposição e duração; 
  • Formas de apresentação. 

 

Quais as classificações de saneantes quanto ao risco? 

No que se refere ao risco, os saneantes são classificados como Produtos Saneantes de Risco 1 e Produtos Saneantes de Risco 2. 

Os produtos saneantes são classificados como de Risco1 ou 2 baseado na presença ou não das seguintes características: 

Apresentem características de corrosividade, atividade antimicrobiana, ação desinfetante, sejam à base de microrganismos viáveis, ou m em sua formulação os seguintes ácidos inorgânicos: 

  • Fluorídrico (HF); 
  • Nítrico (HNO3); 
  • Sulfúrico (H2SO4);  
  • Sais que os liberem nas condições de uso do produto.

Caso apresentem os atributos citados acima, são classificadas como Risco 2, caso contrário, são consideradas de Risco 1. 

 

Quais as classificações de saneantes quanto à finalidade? 

Os produtos saneantes são classificados quanto à sua finalidade em:

  • Limpeza em geral; 
  • Desinfecção, esterilização, sanitização, desodorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, hortifrutícolas e piscinas; 
  • Desinfestação; 
  • Tira manchas. 

 

Como confeccionar os rótulos para os saneantes?

Nome, marca e categoria 

No rótulo desse produto deve constar essas informações, junto com a destinação do produto. A destinação deve aparecer no rótulo com letra maiúscula. 

 

Advertências de uso  

Você já deve ter visto nos saneantes as indicações: “leia o rótulo antes de usar o produto” ou “manter fora do alcance de crianças e animais”. Essas são informações que devem estar no rótulo do seu produto. 

 

Precauções e cuidados durante o uso do produto 

De acordo com a Anvisa, devem conter nos rótulos informações caso algum acidente aconteça durante o uso do produto. O que deve conter: aviso para não ingerir o produto, evitar a inalação, ingestão, contato com a pele e olhos. 

 

Informações do fabricante, produto e lote 

O produto deve apresentar as informações dos fabricantes e a notificação da Anvisa. Informações como data e o lote também devem estar no rótulo. A composição também deve estar na embalagem, onde deve conter os ativos químicos e componentes. 

 

O que não pode conter nas embalagens e rótulos?

A expressão “distribuído por”  

Se a sua empresa não possuir Autorização de Funcionamento (AFE), não há autorização para usar essa expressão e deve-se usar o termo “comercializado por” ou “fabricado para”. 

 

Frases que levem o consumidor a acreditar que o produto é totalmente seguro 

“Não tóxico”, “inofensivo” ou “não corrosivo”, não são permitidos nos rótulos dos saneantes. 

 

Como devem ser as embalagens para os saneantes? 

Além do rótulo, a embalagem é muito importante para um produto saneante, por isso ela deve ser bem planejada para que atenda de forma correta o consumidor. Ao pensar nesse tipo de embalagem, ela precisa ser segura e resistente.  

A segurança é muito importante quando falamos dessa embalagem, pois ao fechar ela, não pode ficar vazando o produto, para que uma criança ou animal acabe ingerindo ele. A segurança também é em relação a alça do produto, pois o consumidor não pode tocar no produto, como por exemplo água sanitária, que não deve entrar em contato com a pele. 

A embalagem também precisa ser resistente, pois se chega a cair no chão ou durante o processo de logística balançar, vai fazer com que o produto não seja derramado pelo ambiente.  

 

Aqui na Maxxi Pet produzimos embalagens saneantes de acordo com as normas da Anvisa. Conheça o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto. 

Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.

Um abraço e até a próxima!

Maxxi Pet embalagens