Com o crescimento da população e as inovações na agricultura, a necessidade de mais produtos nos mercados, faz com que aumente o número de embalagens plásticas presentes no nosso dia a dia.
A elevação constante de novos alimentos presentes nas gôndolas de todo o mundo e a globalização fazem crescer a todo o instante a necessidade de embalagens e, por diversas razões, os invólucros plásticos são os mais utilizados.
A seguir, vamos analisar quais os motivos de tamanha utilização das embalagens plásticas para o acondicionamento de alimentos e sua relevância no processo de globalização.
Embalagens para alimentos
O segmento alimentício, como já vimos, é extremamente necessário, principalmente por auxiliar na manutenção da qualidade de vida para o ser humano. Logo, as embalagens acabam possuindo mais de uma utilidade ao armazenar os alimentos de forma correta.
As embalagens de alimentos devem mantê-los conservados, evitando desperdícios. Mas muito mais que isso, serve para informar o consumidor de dados relevantes sobre o produto embalado e podem facilitar a venda com um aspecto mais chamativo.
Estas características fazem com que praticamente todos os produtos presentes nos mercados possuam algum tipo de embalagem. Desta forma, uma grande variedade delas estão presentes no dia a dia de todas as pessoas, em praticamente qualquer tipo de alimento.
Em especial as embalagens fabricadas de plásticos, são muito presentes para o armazenamento de alimentos nos mercados, com produtos já embalados de fábrica, até os produtos que são embalados no momento da compra, como verduras e legumes por exemplo.
A embalagem plástica para alimentos
Dentre os tipos de embalagens disponíveis, as mais utilizadas são as embalagens plásticas, que de acordo com pesquisa da Gartner, 35% de todo o plástico produzido no mundo, é utilizado para embalagens de alimentos.
Desse total, mais de um terço da capacidade de produção de plástico para ser empregado em embalagens não é sem justificativa. Estes produtos plásticos facilitam toda a cadeia de comercialização de produtos alimentícios em todos os mercados no qual está presente.
As embalagens de plástico possuem características-chave, que tornam o seu uso tão fundamental atualmente, como:
- São produzidos rapidamente;
- Aumentam muito a durabilidade do alimento, evitando desperdício;
- Podem levar informação relevantes ao consumidor;
- Evitam contaminação dos alimentos;
- Com diversas formas, tornam a venda mais atrativa;
- São recicláveis, inclusive para novos tipos de uso;
- Baixo consumo de energia para produção quando comparado com outros tipos de materiais de embalagens.
Melhorando a qualidade de vida e ajudando ambiente
Além de ser um produto mais fácil de produzir, a embalagem plástica ajuda em muito o meio ambiente. Afinal, ela atua preservando o alimento por muito mais tempo, evitando o desperdício.
Esse tempo a mais também ajuda o processo de venda, fazendo com que o produto possa ficar mais tempo exposto nas prateleiras do supermercado. Isso faz com que o custo com reposição de produto seja diminuído e consequentemente, o preço final de venda do alimento.
Todo o aumento do tempo do alimento em plenas condições de consumo melhora significativamente a qualidade de vida das pessoas, já que permite ter alimentos frescos por mais tempo.
Além disso, a embalagem plástica possui apelo de venda, pois além de trazer informações do produto, facilita a visualização do produto acondicionado, quando translúcida, e facilita a escolha pelo consumidor.
Outro fator importante é a globalização, fato que depende muito das embalagens plásticas para facilitar o transporte dos alimentos entre países e continentes.
Meio ambiente melhor com embalagens plásticas
As embalagens plásticas ajudam o ambiente em vários aspectos, primeiramente ao evitar desperdício dos alimentos e com isso, reduzindo a necessidade de produzir mais comida que não será consumida.
Além disso, o plástico das embalagens é reciclável, o que reduz seu impacto ambiental e econômico numa sociedade global. Ainda sobre o impacto ambiental, as embalagens plásticas não geram contaminação nos alimentos.
Por ser um tipo de produto leve, seu transporte é menos custoso, o que ajuda a economia local a ter produtos mais baratos e com disponibilidade a todos.
Tudo isso faz com que embalagens plásticas sejam muito vantajosas e importantes para a produção, transporte, venda e consumo dos alimentos.
Agora que você já conhece um pouco mais da importância do plástico em nossas vidas, descubra o nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar a embalagem ideal para o seu produto.
Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.