Para as empresas do ramo alimentício, principalmente o segmento de laticínios, a preocupação com embalagens que mantenham a qualidade dos produtos é constante. Afinal, estes itens são bastante delicados a variações de temperatura, portanto, contar com uma embalagem para laticínios é fundamental.
Veja, no post de hoje, tudo sobre as embalagens mais utilizadas para bebidas lácteas, como leite, Kombucha e iogurtes Whey. Boa leitura!
Embalagens mais comuns para produtos lácteos
Você já deve ter percebido que cada produto necessita de um tipo de embalagem. Para as bebidas derivadas do leite não é diferente, mas além disso, essa categoria precisa de cuidados extras.
É de extrema importância manter o frescor, o odor e o paladar desses alimentos, por meio de embalagens resistentes e a prova de vazamentos. Existem poucos materiais que reúnam todas estas características e, podemos destacar três deles como os mais usuais:
- Vidro;
- Alumínio;
- Plástico Pet.
O vidro, apesar de possuir ótimas propriedades para manter a qualidade das bebidas, ele não possui uma boa resistência a choques e quedas. Este fator torna seu transporte bastante complicado.
Já o alumínio não possui este problema do vidro, apresentando uma ótima resistência e mantendo a integridade dos líquidos. No entanto, ele apresenta um custo um pouco mais elevado em relação ao plástico.
Por fim, chegamos ao plástico pet, considerado o material mais utilizado para embalar bebidas no Brasil. Esse material é muito popular pela versatilidade, aparecendo em diversos formatos e para os mais variados tipos de bebidas.
Confira os benefícios das embalagens de plástico para laticínios:
- Ótima vedação contra gases, vapores, aromas e gorduras;
- Alta taxa de proteção contra a permeabilidade do ar;
- Redução do peso da embalagem;
- Grande vida útil.
4 razões para optar por embalagens pet em laticínios
Se você está em dúvidas sobre qual tipo de embalagem escolher para armazenar suas bebidas lácteas, trouxemos 4 razões pelas quais optar pelo plástico pet. Confira a seguir:
1 – Reciclagem
O Pet é o plástico mais reciclado do planeta e, com isso, é bastante aceito em todos os locais de reciclagem, especialmente aqui no Brasil. Apesar de muitos produtos terem um ciclo de reciclagem curto, podendo ser reciclados apenas 2 ou 3 vezes, o Pet pode passar pelo processo continuamente.
Dessa forma, a garrafa que você está bebendo seu iogurte hoje, poderá ser a mesma que você irá beber sua Kombucha daqui um ano. A capacidade de ser reciclado muitas vezes levou os pesquisadores a rotulá-lo como uma opção de plástico sustentável.
2 – Leveza
O Pet é muito leve em relação à sua resistência, o que o torna um meio de armazenamento preferido tanto para pequenas como para grandes empresas de bebidas lácteas.
Embora leve, o Pet é muito durável, resistente e quase totalmente à prova de estilhaçamento, o que é excelente para evitar danos às mercadorias durante o transporte.
3 – Não passa gosto
Além das qualidades que já citamos, o Pet evita que as bebidas fiquem com aquele gosto desagradável de plástico. As garrafas PET não reagem ao conteúdo que armazena, evitando, portanto, a lenta degradação das partículas de plástico e, portanto, o sabor em seus alimentos ou líquidos
4 – Livre de BPA
O BPA ou, bisfenol A, é um produto químico industrial forte que, como demonstrado por estudos, existe a possibilidade de contaminar os produtos com o contato.
Você pode estar se perguntando por que isso é uma preocupação? Foi demonstrado que o BPA perturba os níveis hormonais, tendo efeitos negativos no comportamento dos bebês. Ainda, existem fortes indícios de ligações com o surgimento de câncer.
Com estudos ainda em andamento e fortes laços com efeitos prejudiciais à saúde, seria melhor evitar produtos de plástico que contenham BPA.
Nós, da Maxxipet, possuímos opções desenvolvidas especialmente para acondicionar bebidas lácteas. Confira nosso portfólio!